Saltar para conteúdo principal Mapa do site Ajuda na navegação e acessibilidade web Página inicial EGEAC

23 de novembro, 2022

Natal em Lisboa, a pensar em todos

Os concertos natalícios regressam à cidade com o programa Natal em Lisboa, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC. Este ano haverá mais concertos em igrejas, outros espetáculos em diferentes salas e um novo ciclo de cinema infantil. Uma programação gratuita e mais abrangente nas propostas, nos públicos e nos locais, para uma celebração coletiva.

Na edição deste ano, que decorre entre os dias 2 e 18 de dezembro, ao habitual repertório clássico junta-se a poesia em forma de música, num manifesto pela paz; o pop-rock português, num concerto inusitado; uma seleção de filmes e um famoso conto de Natal tocado para os mais novos.

A obra Magnificat em Talha Dourada, do compositor português Eurico Carrapatoso, abre o programa, com um concerto da Camerata Atlântica e do Coro Juvenil Camerata Atlântica na Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos, no dia 2, a partir das 21h30. No dia seguinte, à mesma hora, é a vez de Enlace de Natal, um concerto da Orquestra Orbis que terá lugar na Igreja de São Vicente de Fora e reúne composições populares clássicas, como Ave Maria de Schubert, além de uma peça inédita do compositor Pedro Teixeira da Silva.

A Basílica da Estrela volta a ser palco do Natal em Lisboa, depois de um interregno de oito anos, para receber O Messias – considerada a obra de referência do compositor alemão Friedrich Händel. Um regresso em grande (no dia 4), protagonizado por quatro grupos corais – Choral Phydellius, Coral Sinfónico de Portugal, Nova Camerata de Sta. Cecília e Spatitum Vocale –, acompanhados pela Orquestra Alma Mater.

Os concertos vão ainda passar pela Igreja de São Roque (com o Coro Gregoriano de Lisboa), Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (com o Coro de Câmara de Lisboa), Igreja Anglicana de São Jorge (com o Coro Juvenil da Universidade de Lisboa e Coro de Câmara da Universidade de Lisboa), Igreja de São Domingos (com os Músicos do Tejo) e Igreja de São João Baptista do Lumiar (com o Nova Era Vocal Ensemble).

Uma das novidades deste ano é um ciclo de cinema, especialmente dedicado aos mais novos, com uma seleção de Fitas de Natal do universo da Disney e não só. Os filmes vão preencher as manhãs de dois fins de semana do mês no Cinema São Jorge, a partir das 11h.

Para desfrutar em família, aproveitando o feriado de dia 8, destaque para duas propostas imperdíveis, também no Cinema São Jorge: O Quebra-Nozes, às 16h00, com um quinteto de cordas a tocar as melodias de Tchaikovsky, musicando a famosa história da encantadora Clara que numa noite de Natal se encantou por um brinquedo muito especial. E o Projeto com Voz, ao final da tarde, que promete surpreender com um repertório pop/rock português, incluindo temas de Luísa Sobral e Tara Perdida, interpretado por um coro de vozes seniores.

No dia 10, às 21h30, Poema Mundi – 1000 Palavras para a Paz junta no Cineteatro Capitólio duas formações, o coletivo Poetry Ensemble e o quarteto de cordas Naked Lunch, a quatro vozes convidadas – a poeta Alice Neto de Sousa e as cantoras Mitó, Xana e Patrícia Relvas – e aos músicos da Comunidade de Músicos Afegãos dirigidos por Rui Rebelo. Um espetáculo poético-musical singular, para celebrar a quadra natalícia, elevando os valores da liberdade e o espírito de união contra a guerra e a violência através das palavras de poetas como António Gedeão, Ary dos Santos, Sophia de Mello Breyner Andresen, Cecília Meireles ou Vinicius de Moraes.

No Museu de Lisboa-Palácio Pimenta, a proposta é uma viagem no tempo com a Cottas Club Jazz Band que reinterpreta o jazz dos anos 20, assinalando o encerramento da exposição “Os Loucos Anos 20 em Lisboa” no dia 10, pelas 19h.

Em colaboração com as juntas de freguesia, estendemos o programa à Igreja de São Bartolomeu do Beato; ao Convento dos Cardaes, à Igreja de Nossa Senhora das Mercês e à Igreja de Santa Catarina, na Misericórdia; e ao Palácio Baldaya, em Benfica.

Deixamos, também, um convite para uma visita à Feira de Natal do Lumiar.

Mais informações em culturanarua.pt