Saltar para conteúdo principal Mapa do website Ajuda de navegação

17 de Junho, 2025

Prémio Acesso Cultura para o LU.CA – Teatro Luís de Camões

mão a segurar no prémio com fachada do edifício do Teatro como fundo

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Acesso Cultura e o LU.CA – Teatro Luís de Camões é, mais uma vez, um dos galardoados.

O Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara foi atribuído aos guias concebidos por Joana Rita Sousa para a exposição “Uma assembleia de Assembleias”, que fez parte da programação do LU.CA no final de 2024. Estes guias, adaptados a diferentes faixas etárias, sugeriam desafios e atividades, incentivando a reflexão sobre a democracia.

O projeto “O Museu Fora do Armário”, de André Murraças, foi também distinguido com o Prémio Acesso Cultura – Mickaella Dantas 2025. A iniciativa, que teve as suas primeiras exposições e visitas na Casa Fernando Pessoa e no Museu de Lisboa, propõe uma leitura queer das coleções dos museus, pondo em discussão questões de género e de sexualidade.

Os Prémios Acesso Cultura foram instituídos em 2014 e distinguem anualmente políticas exemplares e boas práticas na promoção da melhoria das condições da acessibilidade cultural.

 

mão a segurar no prémio com fachada do edifício do Teatro como fundo