Até 30 de junho, a exposição de rua Tronos de Santo António dá um colorido especial à cidade. Descubra mais de 200 tronos, seguindo este link para o roteiro.
Tradição profundamente enraizada na cultura lisboeta, marca de identidade cultural da cidade e que preenche o nosso imaginário popular, os tronos têm origem no pós-Terramoto de 1755. Reza a história, que face à destruição da cidade e em particular da Igreja de Santo António – tendo escapado apenas o altar mor (com a imagem de Santo António que ainda hoje lá está) e a cripta – os lisboetas desenvolveram esforços para a reconstrução da igreja, através da recolha de esmolas. As crianças da cidade também quiseram participar e na época de celebrar o Santo António ergueram pequenos tronos, junto dos quais pediam o tradicional “tostãozinho para o Santo António”.
Resgatada pelo Museu de Lisboa – Santo António em 2015, a exposição de rua foi adoptada pela cidade que em junho se anima com tronos espalhados por vários bairros, em montras, janelas ou entradas de edifícios.