Saltar para conteúdo principal Mapa do site Ajuda na navegação e acessibilidade web Página inicial EGEAC

Casa Fernando Pessoa

A Casa onde o poeta viveu os seus últimos 15 anos de vida tem como missão conservar, preservar e divulgar o seu legado, que inclui o espólio documental classificado em 2009 como Tesouro Nacional.

Localização

Rua Coelho da Rocha, 16-18
1250 – 088 Lisboa

Obter Direcções

Horários

Terça a domingo, das 10h às 18h
Última entrada: 17h

Encerra às segundas e nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro

A Biblioteca encerra aos domingos e feriados.

Acessibilidade

Consultar aqui a acessibilidade do espaço

Sobre o espaço

Ao longo de três pisos, é possível visitar a exposição de longa duração, sobre a vida e obra do escritor, com objetos, mobiliário, a coleção de livros que pertenceu a Fernando Pessoa (a sua valiosa biblioteca particular), ou obras de arte de diversos artistas, entre as quais o famoso retrato pintado por Almada Negreiros. Atua ainda como polo de promoção, reflexão e investigação sobre a criação literária e as suas múltiplas leituras.

Fernando Pessoa é hoje o nome da literatura portuguesa mais reconhecido no mundo. Viveu 47 anos e passou grande parte deste tempo a escrever, atividade que começou em criança, e fê-lo sobretudo em português, mas também em inglês e francês. Além dos heterónimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos e do semi-heterónimo Bernardo Soares, o número de figuras por si criadas e relacionadas com a autoria de textos ou poemas ascende a mais de uma centena. Envolvido em diversos projetos editoriais e revistas, como a Orpheu, a Athena e a editora Íbis, a sua obra é multifacetada, nela cabendo géneros tão diversos como ensaios, teatro, correspondência variada ou novelas policiárias.

Inaugurada em 30 de novembro de 1993, no dia do aniversário da morte do poeta, a Casa Fernando Pessoa foi alvo de uma renovação recente que a dotou de uma nova museologia e a tornou amplamente acessível. Dispõe de uma biblioteca especializada em poesia mundial e um auditório que acolhe programas relacionados com a poesia e a literatura em diálogo com outras formas de expressão.