Espaço dedicado à conservação e divulgação da obra de Júlio Pomar (1926-2018), um artista incontornável na arte moderna e contemporânea.
Horários
Terça a domingo
das 10h às 13h e das 14h às 18h
Encerra às segundas e nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro
Bilheteira online: https://atelier-julio-pomar.byblueticket.pt
Contactos
info@ateliermuseujuliopomar.pt
T: +351 215 880 793
www.ateliermuseujuliopomar.pt
Acessibilidade
Para mais informações sobre a acessibilidade do espaço, por favor, contacte o equipamento
Sobre o espaço
Com um acervo de várias centenas de obras – pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, colagens, assemblage – doado pelo artista à Fundação Júlio Pomar, e por esta depositado no Atelier-Museu, mostra o percurso de um artista que experienciou diferentes épocas, períodos e contextos políticos, absorvendo influências plásticas e, simultaneamente, afastando-se delas.
Além das obras de arte, o património depositado pela Fundação Júlio Pomar abrange um importante conjunto documental e bibliográfico, composto por imagens, livros e catálogos, artigos de jornal e outros registos históricos.
Privilegiando o acervo, mas recorrendo a outras obras, doadas, adquiridas ou emprestadas, o programa expositivo do Atelier-Museu certifica a dimensão plural da obra de Pomar. Operando no domínio da arte contemporânea e procurando abarcar a pluralidade das suas expressões atuais, o Atelier-Museu é palco de eventos e de diversas exposições de outros artistas, de várias gerações, nacionais e internacionais, emergentes e consagrados, propondo um diálogo com o espaço e com a obra de Pomar.
O projeto arquitetónico do Atelier-Museu Júlio Pomar, de recorte austero e linhas depuradas e integrado discretamente na malha arquitetónica do bairro, é da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira.